loader image

✦ Imbolic – Oimelc

}

fev 1, 2021

Ana David

✦ Imbolic – Oimelc

IMBLOC – OIMELC
Apesar de estarmos no meio do inverno, é nesta altura de degelo e limpeza dos detritos das tempestades invernais, quando começamos a sentir os primeiros sinais da primavera e quando começam a nascer as crias das ovelhas e das cabras que celebramos Imbolc, a primeira de três celebrações primaveris.
Cailleach, a Anciã, Mulher Escura do Conhecimento e guardiã de sementes, a que trouxe a morte para cumprir o seu papel de limpar e preparar o terreno para o recomeço, transforma-se agora em Brighid, deusa da Cura, das Águas e do Fogo, Senhora das artes, da poesia e da magia.
O fogo de Brighid é símbolo de transformação, da energia vital do nascimento e também do fogo da forja, da criação e da inspiração. Assim, ela era honrada com fogueiras, rodas e cruzes solares, coroas de luz com velas acesas e outros objetos e rituais que invocavam o fogo criador. Em diversas tradições faziam-se as “cruzes de Brighid”, tecidas com palha ou feno, e que eram penduradas fora de casa para trazerem proteção. Os novos canteiros eram também semeados nesta noite.
Por ser uma deusa de cura, eram também nesta altura conduzidos rituais de purificação e cura nas fontes sagradas, das quais ela era guardiã.
Esta fase da Roda é marcada pelo despertar das sementes debaixo do chão depois da quietude da hibernação do Inverno e também pelo despertar de novos planos e projetos, pela iniciação ou renovação de votos espirituais, purificação, renascimento material ou espiritual.

Imbolc é alegria, carrega a esperança das novas possibilidades e das futuras concretizações. Celebra esta data acendendo uma vela dourada, amarela ou laranja, meditando sobre os aspetos da tua vida que precisam de renovação ou quais os novos projetos que desejas implementar e pede a Brighid que ative o teu fogo interior, que te traga inspiração e desperte a tua criatividade. Podes honrá-la com poemas, canções, desenhos, tecelagem, cerâmica ou dança.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscreve a Newsletter

Subscreve para ficares a par de todas as novidades.