loader image

✦ Raízes

}

set 17, 2020

Ana David

✦ Raízes

RAÍZES

Raiz é fundação, origem e fonte.
As raízes obstinadas são o que firmam a árvore à terra e sustentam todo o seu corpo. Quando a semente começa a germinar, elas são a primeira parte a surgir, forçam o caminho para baixo, para o ventre escuro da terra, onde vão ancorar, crescendo e abrindo-se, nutrindo toda a árvore.

As raízes sempre encontram um caminho, mesmo nos terrenos mais desfavoráveis. Nelas reside ancestralidade e memória e, por isso, toda a força, vitalidade e resiliência.

É também através das raízes que as árvores comunicam entre si, pois dentro da terra todas elas se tocam e entrelaçam, formando uma grande rede. Idealmente, esta rede seria uma só e o planeta seria uma só floresta!

Na experiência humana, a qualidade do enraizamento está ligada à capacidade de medrar, crescer, florescer, prosperar, criar identidade e estabilidade. É a ausência de raízes que traz sentimentos de superficialidade, dissociação e instabilidade, e a ganância, a guerra, a doença perpetuam-nos.

Tanto que temos a aprender com as árvores e as suas raízes… Possa o mundo acordar para o que é verdadeiramente importante, para a interdependência, a vida em comunidade e a preservação deste planeta que nos acolhe e sustenta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscreve a Newsletter

Subscreve para ficares a par de todas as novidades.