loader image

✦ Dores Menstruais Não São Normais

}

jul 10, 2020

Ana David

✦ Dores Menstruais Não São Normais

Decidi escrever sobre isto porque há uns dias fiz uma pesquisa de imagens com a palavra “menstruação” e, espantem-se (ou não), muito mais do que imagens de pensos higiénicos industrializados (falaremos sobre isto noutro post), imagens anatómicas de úteros, algumas gotas de sangue, surgiram muitas imagens de mulheres encolhidas, agarradas às suas barrigas, com expressões de grande desconforto.
Percebemos então que cultural e socialmente associamos menstruação a dor.

A menstruação é natural, inerente à condição da mulher, mas é também um momento sagrado e mágico que deveria ser honrado e verdadeiramente vivido e não visto como um momento de dor obrigatório, pelo qual temos de passar todos os meses.
É normal existir algum desconforto na zona lombar e/ou abdominal nos primeiros dias porque, acima de tudo, o útero é um músculo que vai contrair para poder expulsar o tecido endometrial (revestimento do útero). Mas ter uma dor menstrual forte e/ou incapacitante, ainda que possa ser comum, NÃO É NORMAL (mesmo que a/o tua/teu ginecologista ou outras pessoas te digam que sim!). Porque não é suposto vivermos com dor e termos simplesmente que a suportar e porque pode significar a presença de problemas de saúde como endometriose, miomas, ovários poliquísticos, entre outros.

Contudo, seja qual for a forma como o sintoma se apresenta, na raiz estará certamente uma grande desconexão da mulher do seu próprio corpo, dos seus ciclos naturais e dos ciclos da natureza, do seu sangue e até da própria vida. A dor é uma chamada de atenção para algo que não está bem no corpo físico, emocional e/ou espiritual e que precisa ser olhada e escutada com presença e acolhida com amor porque o corpo é sábio, ele não nos falha, ele é um professor que nos ensina.
💜🩸

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscreve a Newsletter

Subscreve para ficares a par de todas as novidades.