loader image

✦ Solstício de Verão

}

jun 20, 2020

Ana David

✦ Solstício de Verão

LITHA – ALBAN HEFIN

Este é o dia mais longo do ano, o dia em que o Sol atinge o seu pico, sendo coroado como Senhor da Luz.
Depois do encontro entre o masculino e o feminino, entre o Deus e a Deusa em Beltane, a Deusa está prenha, a Terra está a desabrochar e esta é uma época de amadurecimento, frutificação, abundância, celebração e alegria.
É um momento de materialização, em que os projetos, sonhos e sementes lançados em tempo de plantio começam agora a dar os seus frutos e a tornar-se realidade.

O auge do Sol marca também o início do declínio da sua força, depois de cumprida a sua função de fertilizador. Em algumas tradições, este é o momento em que termina o reinado do Rei Carvalho e recomeça o do Rei Azevinho, que durará até Yule, o solstício de Inverno. Começamos assim, lentamente, a entrar na metade escura do ano.

O Solstício de Verão marca o momento de colher ervas medicinais e mágicas que estão impregnadas da força do sol e também do seu poder curador e mágico, de fazer purificações nas fogueiras e pedidos entregues ao fogo para saúde e abundância, danças circulares sagradas para agradecer as bênçãos.
Este era considerado o Sabbat mais promissor para fazer feitiços. Acreditava-se que tudo o que fosse pedido na noite do solstício se tornaria realidade.
Faziam-se também grinaldas de hipericão que depois eram colocadas por cima da porta de casa para trazer proteção.

O elemento fogo está muito presente, daí o salto ritual da fogueira, tradicionalmente acesa com troncos de abeto e carvalho, para libertar infortúnios e negatividade, afastar os maus espíritos e trazer boa sorte.

As antigas celebrações do solstício de verão incluíam vigília durante a noite mais curta do ano para comemorar o nascimento do sol em círculos de menires, como Stonehenge. A observação ritualística do nascer do sol favorecia a comunhão com os poderes da natureza e a gratidão era demonstrada com danças, canções, orações e fogueiras acesas toda a noite.

Apesar de normalmente ser um festival associado ao fogo, Litha é também o festival da água, elemento tão necessário nesta altura do ano pois está menos presente. A água que é essencial à vida e a água que contém o fogo, que lhe traz equilíbrio, impedindo-o de se propagar descontroladamente.
Água enquanto elemento de purificação e representante das emoções, da memória e do Feminino.
Temos assim a oportunidade de mergulhar profundamente nas nossas emoções e trazê-las à superfície para que possam ser sanadas. Banhos de purificação em fontes, rios e cascatas são bem-vindos pois ajudam a limpar a toxicidade das emoções e a verter lágrimas que outrora ficaram presas dentro de nós.

Convido-te a ir para a Natureza e a sentir a energia da terra no momento do solstício. Sente a energia de nutrição e crescimento que vibra na terra. Sente a expansão, a vibração da vida que flui por todas as raízes e troncos. Sente os minerais, os nutrientes, a água e a matéria vegetal que está a debaixo do chão a decompor-se e que é fértil, alimentando a próxima geração de plantas. Sente a vitalidade, a vida, o fluir, a alegria que pulsa em todo o chão. Desfruta desse sentir e agradece todas as bênçãos e toda a abundância na tua vida. Se desejares, podes deixar uma pequena oferenda.

☀️

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscreve a Newsletter

Subscreve para ficares a par de todas as novidades.