Taraxacum officinale – uma daninha muitas vezes ignorada, mas extremamente poderosa!
O Dente de Leão é regido por Júpiter e pelo Sol e está associado ao elemento Ar.
É uma planta fabulosa e com muitas utilidades, podendo ser usadas as raízes, as folhas e as flores.
A nível medicinal, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, mas é acima de tudo conhecida pelas suas propriedades diuréticas e desintoxicantes do organismo, em especial do fígado e da vesícula.
Sendo o fígado um órgão associado à emoção da raiva, em fases em que essa emoção está mais presente, seja em maior ou menor grau, fazer uma desintoxicação com esta planta pode ser uma grande ajuda.
Na saúde da mulher, o Dente de Leão pode ajudar na fase pré-menstrual, que pode ser um momento do ciclo particularmente desafiante e é muitas vezes uma altura em que esta emoção pode aflorar com mais intensidade e em que, a nível físico, poderá haver também mais retenção de líquidos. Assim, será uma boa altura para tomar esta planta pelos seus efeitos desintoxicantes e drenantes. Pode ser usado em chá ou em tintura.
A nível energético, o Dente de Leão auxilia no processo de auto-valorização, traz força e coragem em momentos em que sabemos que temos “batalhas” pela frente, traz objetividade e ajuda-nos a agarrar as oportunidades que a vida traz, ensina-nos a valorizar e aceitar o que a vida nos dá, a ser naturalmente feliz, a viver de forma simples, com humildade e gratidão.
Esta planta está associada a Hecate, deusa multifacetada que é, entre muitas outras coisas, a Senhora da Visão e da Magia. Assim, as sementes do Dente de Leão eram usadas em rituais divinatórios, pedidos de desejos e as raízes para expandir os poderes psíquicos e invocar os espíritos. Diz-se que enterrar um Dente de Leão no canto noroeste da casa traz ventos favoráveis à nossa vida e que soprar as sementes na direção de alguém que amamos lhe levará a nossa mensagem.
A essência vibracional da flor de Dente de Leão, que atua nos nossos corpos energéticos mais subtis, ajuda a eliminar tensões geradas por conflitos emocionais que podem depois manifestar-se no corpo físico em forma de rigidez, inchaço ou inflamações musculares. Assim, é muito útil em casos de stress, ansiedade, tensão muscular, cansaço. Apesar de normalmente as essências vibracionais serem ingeridas, a essência de Dente de Leão pode ser usada externamente, adicionada a um óleo de massagem por exemplo, para dissolver bloqueios no corpo e relaxar todo o tecido muscular. Auxilia muito o trabalho de massagistas, osteopatas, etc.
Na cozinha, podemos torrar e moer as raízes para fazer café. As folhas verdes são muito ricas em vitaminas e sais minerais e podem ser adicionadas a sumos verdes ou infusões.
As flores são comestíveis, podem ser colocadas em saladas e são também usadas na confeção de alguns tipos de vinho e cerveja.
💜 E para se deliciarem, deixo nos comentários um vídeo em time-lapse do fotógrafo Neil Bromhall com o mágico processo de transformação da linda flor amarela que se fecha e seca, para depois brotarem as novas sementes.
0 comentários