loader image

✦ A Camomila

}

maio 18, 2020

Ana David

✦ A Camomila

CAMOMILA, MATRICARIA Recutita, a grande MÃE.

A Camomila é regida pelo Sol e está associada ao elemento Água.

A nível medicinal são-lhe reconhecidas propriedades muito amplas – é, entre outras coisas, cicatrizante, anti-inflamatória, anti-séptica, antibacteriana, antifúngica, antiespasmódica , analgésica. Impede o sangue de se tornar demasiado viscoso, é calmante, relaxa os músculos, estimula o sistema imunitário e reduz a flatulência.
Tem aplicações terapêuticas várias como em picadas de insetos, queimaduras, tosse, febre, insónias, inflamações na boca, na pele ou na garganta, acne, alergias, entre muitas outras.
A dose faz o veneno, como tal é preciso usá-la com sensatez, pois em doses muito elevadas, é tóxica, causando náuseas, vómitos, excitação e insónia e, em pessoas muito sensíveis, pode causar dermatite de contacto.

Está muito ligada ao útero, ao caldeirão energético onde tudo se cria, onde muitas memórias e feridas estão guardadas e necessitam ser curadas.
Na saúde da mulher, a Camomila atua a nível físico – acima de tudo pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anti-espasmódicas – na retenção de líquidos, no corrimento vaginal, candidíase, nas cólicas menstruais, na tensão pré-menstrual e ajuda a trazer a menstruação na sua ausência. Pode ser usada em chá, banhos de assento, escala-pés, pomadas, entre outros.

Apesar de muitas vezes ser olhada como uma planta frágil, ela é na verdade corajosa e a sua maior força reside na amorosidade com que acolhe e cura sem ferir.
A Camomila é um grande colo, é aconchego e gentileza, mas também é força e poder. Ela auxilia-nos, a nível energético, a trabalhar a raiva, o ódio, as mágoas; liberta-nos da culpa, ajuda-nos a ter esperança e a saber perdoar, atenua o medo e a falta de confiança na vida, trazendo calma, tranquilidade emocional e otimismo e também uma maior tolerância e gentileza para connosco mesmas.
Ajuda a trabalhar o arquétipo da Mãe nutridora e superprotetora, mas que vive internamente numa enorme tensão e pressão devido à sobrecarga de trabalho, nomeadamente por querer cuidar de todos.

Pode também ser usada em incenso para trazer calma e ajudar a dormir.
Em tempos antigos, era igualmente usada para atrair dinheiro e prosperidade e, devido à sua natureza solar, era usada para combater feitiços e maldições.
Nas ordenações da inquisição, a Camomila aparece muitas vezes como prova de bruxaria.

Podemos usá-la também na cozinha, juntando uma infusão de camomila com mel e limão (depois de ter arrefecido) à salada de frutas, não só lhe vai dar um sabor exótico como será mais fácil a digestão.

💜 Deixo-te um convite: na próxima vez que estiveres na presença da Camomila, contempla-a por uns momentos, escuta-a, honra-a por tudo o que ela é, por tudo o que ela doa, tendo assim a possibilidade de te conectares mais com ela e usá-la em maior consciência e reverência.
🌼

Usam-se apenas as flores secas 🌼 pode usar-se também o óleo essencial, que é de um azul muito bonito 😊

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscreve a Newsletter

Subscreve para ficares a par de todas as novidades.