(Calendula officinalis)
Oriunda do norte de África e do Sul da Europa, esta planta de flor amarela ou laranja combate fungos, bactérias, vírus, é calmante, cicatrizante, anti-inflamatória e imunoestimulante.
Devido às suas propriedades medicinais, é muito usada em tratamento de vários problemas de pele, nomeadamente cortes, escoriações, hematomas e feridas, acne, eczema, psoríase, queimaduras solares ou pelo frio, picadas de insetos.
🌸 Na saúde da mulher, a Calêndula é utilizada para induzir a transpiração e a limpeza dos tecidos vaginais e auxilia na cicatrização de tecidos dos lábios vaginais e do períneo quando submetidos a episiotomia, sendo nestes casos utilizada principalmente em banhos de assento e vaporizações. É recomendada também em caso de candidíase, corrimento, vaginose bacteriana, hemorroidas ou herpes vaginal.
Além disso, ela é uma gentil normalizadora do sistema reprodutivo feminino, podendo ajudar a trazer a menstruação atrasada, a reduzir cólicas menstruais e congestionamento pélvico.
O óleo macerado de Calêndula é muito utilizado para os mamilos gretados na fase da amamentação e para o eritema da fralda do bebé.
Regida pelo Sol, energeticamente a Calêndula ajuda a acender a luz interior, o sol interno, desbloqueando a energia criativa, limpando padrões de pensamento negativos e autodestrutivos, instabilidade emocional, mágoas profundas e explosões de raiva. Traz um sentimento de satisfação e gratidão por aquilo que se tem, auxiliando na criação de vínculo e respeito por todos os seres, sendo também conhecida como a consoladora do coração e do espírito. Ela ilumina o caminho, ajudando a encontrar a missão pessoal e a saber materializá-la, traz alegria e amor à vida, elevando a frequência dos pensamentos.
As suas folhas são comestíveis, podendo ser adicionadas, por exemplo, a saladas.
🌿 Para fazeres um óleo macerado de Calêndula, enche um frasco esterilizado com pétalas secas da planta e cobre-as com um óleo biológico (óleo de sésamo, de grainha de uva, azeite…). Deixa a macerar por seis semanas num local escuro, agitando muito suavemente o frasco todos os dias. No final do tempo, coa o óleo e guarda-o num frasco de cor escura. Devolve os restos da planta à natureza, agradecendo a doação desse ser para que te possas cuidar e nutrir com as suas propriedades.
💜
0 comentários